[Estreia] Você Nunca Esteve Realmente Aqui conta com atuação irretocável de Joaquin Phoenix

Frio, nada gráfico e de poucos diálogos; é assim que o novo filme de Lynne Ramsay, Você Nunca Esteve Realmente Aqui, apresenta-se ao espectador de início. O longa-metragem, que estreia nesta quinta (09) nos cinemas, segue a cartilha das técnicas aplicadas por Ramsay em seu último sucesso – o aterrorizante Precisamos Falar Sobre o Kevin.

Interrupções musicais no meio de cenas dramáticas (e nada expositivas); personagens – propositalmente – inexpressivos e em closes estranhos, e uma direção claramente experimental, é assim que Ramsay explora, mais do que a história de um veterano de guerra, a personalidade, em si, do protagonista Joe (Joaquin Phoenix).

Joe (Joaquin Phoenix) / Divulgação

O misterioso homem resgata mulheres escravizadas sexualmente, agindo de modo violento somente quando calculado – e em momentos em que não há absolutamente nada a perder. Depois de um trabalho mal-sucedido, o relativo autocontrole de Joe cede lugar a um objetivo muito específico, que implica em cumprir sua missão com a dignidade que lhe cabe.

Joe é alguém cujos valores estão unicamente atrelados aos traumas de sua vida. Há vários flashes de seu passado e que dão grande profundidade ao personagem; principalmente aqueles em que aparece como um menino assustado, com uma relação delicada com a mãe e que pratica autoasfixia. O hábito nocivo, aliás, perdura até a idade adulta de Joe, quando interpretado por Phoenix.

Joe (Joaquin Phoenix) e Nina (Ekaterina Samsonov) / Divulgação

Com cenas de ação não-convencionais, bastante verossímeis e pouco glamourosas, Você Nunca Esteve Realmente Aqui surpreende pelo modo cru como uma simples história pode ser contada. Imagine O Profissional (de Luc Besson, 2004), com um apelo muito mais perturbador – e não pela relação entre os personagens, mas sim pela forma como a direção conduz o longa. Se conseguir imaginar algo próximo a isso, talvez preveja o que assistirá no filme de Ramsay.

A montagem, o roteiro e a atuação de Phoenix são, realmente, irretocáveis; tanto são que, as duas últimas, levaram prêmios no Festival de Cannes. A qualidade técnica da produção, toda a sua execução, cumpre com o esperado (diante da filmografia de Ramsay). Você Nunca Esteve Realmente Aqui mostra que as habilidades da diretora estão em constante evolução.

 

Ficha técnica

Direção: Lynne Ramsay

Duração: 1h35

País: Reino Unido, França, EUA

Ano: 2017

Elenco: Joaquin Phoenix, Ekaterina Samsonov, John Doman, Judith Anna Roberts

Gênero: Drama, Suspense

Distribuição: Supo Mungam Films

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta