Crítica: Modo Avião (Netflix)

Disponível na Netflix desde a última sexta-feira (23),  Modo Avião marca o início da parceria entre a atriz Larissa Manoela e a empresa de streaming. Na trama, Manoela interpreta Ana, uma jovem influenciadora digital muito popular que, para manter-se sempre no topo, gerindo com sucesso a persona que criou em suas redes, abre mão do sonho de ser estilista e deixa de cultivar relações verdadeiras.

‘Modo Avião’/ Divulgação

Um dia, usando o celular ao dirigir, Ana sofre um acidente de trânsito grave. Depois disso, ela é obrigada a se afastar do vício em redes sociais. Para ajudá-la nessa missão de desintoxicação das mídias digitais, os pais a enviam à casa do avô (Erasmo Carlos), no interior. A partir daí, a protagonista inicia um processo de autoconhecimento que a fará repensar sua presença online, bem como a imagem superficial que sustentou sobre si mesma diante de seus seguidores.

UMA COMÉDIA ADOLESCENTE

Dirigido por César Rodrigues, Modo Avião mistura o que há de mais clichê na comédia e nos romances água com açúcar. O resultado é um filme leve, direcionado especialmente ao público adolescente – e mais ainda a quem já acompanha a carreira de Larissa Manoela.

De estética e formato bastante televisivos, o longa aposta numa fórmula segura; com direito a frases de efeito, desencontros amorosos, máscara de cílios borrada por lágrimas, situações previsíveis e convenientes e uma vilã caricatural. 

Mesmo assim, há algo de carismático na produção: o visível cuidado em estabelecer conexão com os espectadores alvos. Primeiro, porque a mensagem sobre imediatismo e aparências na internet, embora não muito profunda, dialoga principalmente com a juventude. Depois, por conta da escolha de Larissa Manoela para o papel principal; afinal, quem melhor que ela, jovem e grande influenciadora, para levantar as discussões propostas pelo filme? E ainda pela trilha sonora, composta por músicas que também circulam com alguma facilidade entre o público jovem. 

Ao final, nota-se um filme funcional; que para além de contar com estruturas conhecidas e uma atriz protagonista que por si só comunica e engaja,  consegue entreter e arrancar risadas. 

Trailer:
(Fonte: Netflix Brasil/ YouTube)

Ficha Técnica:

Direção: César Rodrigues

Duração: 1h36

País: Brasil

Ano: 2019

Elenco: Larissa Manoela, Erasmo Carlos, Danielle Ornelas, Katiuscia Canoro, André Frambach

Gênero: Comédia

Distribuição: Netflix

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta