Nesta quarta (25), estreia a 13ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Desde 2006, o evento cultural exibe títulos brasileiros e de demais países latinos, de modo a incentivar a arte audiovisual de países vizinhos, em território nacional.
Produções inéditas – de lugares como Argentina, Colômbia, Cuba, México, Uruguai, Paraguai e Venezuela –, além de encontros, debates e seminários, farão parte da programação deste ano. Já quanto aos homenageados da vez, teremos o cineasta paulista Jeferson De (Bróder, O Amuleto), cuja cinematografia aborda a retratação de pessoas negras, e a atriz argentina Inés Efron (Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual, XXY).
As sessões do festival dividem-se em Contemporâneos (que engloba estéticas e temáticas significativas das diferentes sociedades latinas); Contemporâneos Foco Chile (em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Chile); Homenagem Inés Efron (com os trabalhos da atriz); Homenagem Jeferson De (com os trabalhos do cineasta), Mostra Escolas de Cinema CIBA-CELECT (Región Ibero-Americana del Centre Internacional de Liaison des Écoles de Cinéma et Telévision), com exibições de jovens cineastas e estudantes brasileiros ou não; Latininhos (de filmes infantis), e Retrospectiva Mostra Escolas de Cinema CIBA-CELECT (com exibições de produções mais antigas das Escolas CIBA-CELECT).
O festival acontecerá em três locais diferentes: CineSesc, Centro Cultural Banco do Brasil e Memorial da América Latina, e terá como jurados os brasileiros Andre Fischer (criador e codiretor do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade), Camila de Moraes (jornalista e cineasta) e Heloísa Passos (produtora, diretora de filmes e premiada diretora de fotografia).
Se você apoia a discussão do panorama audiovisual na América Latina, se acredita que o cinema latino pode conquistar cada vez mais fãs, e se se interessa pelo intercâmbio de informações e diversidade entre a juventude brasileira, o Festival de Cinema é exatamente para você. Não perca!
O quê?
13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.
Onde?
No CineSesc, no Centro Cultural Banco do Brasil e no Memorial da América Latina.
Quando?
De 25 de julho (abertura) até o dia 1º de Agosto.
Quanto?
Fique atento às sessões, os preços podem variar – mas são todos em conta! E não se esqueça de chegar cedo, pois as sessões têm lugares limitados.
COMENTÁRIOS