Chega mais um 8 de março e, com ele, a certeza de que a luta pela equidade de gêneros é necessária ao bem-estar geral. Mais um dia 8 de março, e mais uma data em que as mulheres são parabenizadas, presenteadas, acolhidas e, diga-se de passagem, toleradas por grande parte da sociedade. Enquanto isso, muitas outras continuam sofrendo suas violências diárias. Afinal, para várias mulheres, não há data especial que lhes prive de sofrer com a desigualdade.
O Dia Internacional da Mulher representa não somente a união do sexo feminino, mas, principalmente, a urgência do fim do machismo e da misoginia. Pensando na importância desta data, nós, do Francamente, querida!, selecionamos oito atividades – culturais e sociais – para você, mulher, realizar neste dia – ou, até mesmo, para você, homem; com o intuito de aproximá-lo de questões realmente relevantes relacionadas ao dia.
Hoje, que tal usar seu dinheiro em atividades culturais, ao invés de gastá-lo com presentes, como flores, chocolates ou coisas totalmente desconexas com a data em questão? Vá ao cinema, às manifestações, às exposições e às palestras! Confira abaixo nossas oito sugestões especiais para você:
1. Mostra Viola Davis no MIS
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) tem apresentado, desde a última terça (06), uma exibição especial de filmes da norte-americana e ganhadora do Oscar de Atriz Coadjuvante do ano passado (por Um Limite entre Nós): a espetacular Viola Davis. A mostra vai até esta quinta (08), e exibirá os longas Os Suspeitos (2013), de Denis Villeneuve, e Histórias Cruzadas (2011), de Tate Taylor.
Os Suspeitos será exibido às 17h30 e tem classificação indicativa de 16 anos. Já Histórias Cruzadas, às 20h, e tem classificação de 12 anos. A entrada é gratuita. O Museu da Imagem e do Som é localizado na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa, em São Paulo (SP).
2. Mostra Helena Solberg no CCBB
Helena Solberg ganhou uma mostra especial de 17 filmes, seguidos de debates, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Desde a última quarta (07), o CCBB tem exibido uma retrospectiva das obras da única diretora do Cinema Novo. Helena teve importante papel na produção de documentários, a respeito das situações políticas de países da América Latina.
Amanhã, haverá sessão dupla às 17h, com Simplesmente Jenny (1977) e A Dupla Jornada (1975). Já às 19h, será exibido Meu Corpo, Minha Vida (2017). A mostra irá até o dia 19 de março, na Rua Álvares Penteado, 122, no Centro. A entrada é gratuita.
3. Desconto de até 70% em livros feministas ou de autoras mulheres
A editora Boitempo preparou uma semana especial para o Dia Internacional da Mulher. Até domingo (11), a editora fornecerá de 20% à 70% de desconto para livros de economia, literatura, feminismo, filosofia, sociologia, biografia, cinema, quadrinhos, infantis, dentre outros. São mais de cem títulos de mulheres ou com conteúdo feminista. Confira a lista de livros com desconto aqui.
4. Estreia de Encantados, de Tizuka Yamasaki
Nesta quinta (08), estreia Encantados, filme nacional dirigido pela cineasta Tizuka Yamasaki, que conta a história de amor entre Zeneida (Carolina Oliveira) e Caruana (Thiago Martins). A jovem protagonista é filha de um político do Pará e, dentre os dez irmãos, é a mais perseverante e teimosa. Quando conhece Caruana, uma figura encantada da floresta, rapidamente se apaixona. O casal passa a viver uma aventura, enquanto Zeneida entra em conflito com sua família.
Encantados é distribuído pela H2O Films e foi inicialmente produzido em 2014. Confira aqui em quais cinemas o filme será exibido.
5. Manifestação de movimentos feministas
Às 16h, na Praça Oswaldo Cruz, no Paraíso, será realizada a concentração de movimentos de mulheres, juntamente à CUT e sindicatos, para a manifestação em defesa da democracia, contra os retrocessos que o sexo feminino sofreu com o governo Temer e contra a reforma da Previdência. Às 18h, elas devem sair em marcha pela Avenida Paulista.
(Fonte: reprodução Instagram CUT Brasil)
6. Conferência “Mulher, Academia e Política”
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) realizará, às 10h desta quinta, a conferência “Mulher, Academia e Política”. As professoras Eva Alterman Blay (USP) e Lena Lavinas (UFRJ) promoverão uma reflexão sobre o papel das mulheres na Academia e na Política. Afinal, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE na última quarta (07), as mulheres têm nível educacional mais alto e ganham 76,5% do rendimento dos homens, mesmo trabalhando cerca de três horas a mais do que o sexo masculino por semana. Um debate mais que necessário.
7. Show As Bahias e a Cozinha Mineira part. Luedji Luna
Será realizado, nesta quinta (08), um show da banda, com duas mulheres trans, As Bahias e a Cozinha Mineira, com participação da cantora Luedji Luna, na Casa Natura Musical. A Abertura da casa será a partir das 20h e o show será às 21h30. Os ingressos custam a partir de 20 reais e a bilheteria ficará aberta até as 22h30 – somente no dia do show. A Casa Natura Musical fica localizada na Rua Artur de Azevedo, 2134, em Pinheiros. Para comprar a entrada antecipada, clique aqui.
8. Show da Bia Doxum no Mirante 9 de julho
A cantora, militante e ativista cultural Bia Doxum realizará um show de rap, como parte da programação “Mirante 18h30”, em homenagem às mulheres. Bia canta sobre as lutas feministas, raciais e juvenis. Todas as quintas, até o dia 29 deste mês, você poderá assistir a esse show. Para conferir a programação completa do Mirante 9 de julho, clique aqui. O Mirante fica localizado na Rua Carlos Comenale, na Bela Vista. A entrada é gratuita. Não perca!
https://www.instagram.com/p/BeGkka-DF8l/?hl=pt-br&taken-by=biadoxum
Bia Doxum (Fonte: reprodução Instagram)
COMENTÁRIOS