Em Vosso Reino, Jesus é latino-americano

Criado por Claudia Piñeiro e Marcelo Piñeyro, com elenco recheado de nomes estelares (Diego Peretti, Chino Darín, Mercedes Morán, Joaquín Furriel, Peter Lanzani), o thriller político argentino Vosso Reino (El Reino, no original), lançado pela Netflix, transporta para a ficção o contexto dos pactos de poder que abriram as portas da política institucional para o neopentecostalismo e todas as suas contradições na América Latina. Pactos articulados entre as elites econômicas neoliberais nacionais e internacionais, apoiadas por forças armadas e mídia hegemônica, e que ecoam em bases populares através do proselitismo religioso ultraconservador. Pactos que alavancaram Bolsonaro a presidente do Brasil e que consumaram o golpe militar que gravou na história da Bolívia as imagens da bandeira Whipala (símbolo de união dos povos originários andinos) sendo queimada por militares e de líderes da extrema-direita tomando o Palácio de Governo com suas bíblias como armas.

Imagem: divulgação

Atenta, portanto, a movimentos que são tendência no continente, a série argentina cria seu próprio universo para comentar a realidade. Nele, o pastor Emilio Vázquez Pena (Diego Peretti), carismático líder da Igreja da Luz, é protagonista.

A trama começa com o assassinato do empresário candidato à presidência argentina Armando Badajoz (Daniel Kuzniecka) durante um showmício, em meio a campanha eleitoral. Depois do atentado, o popular Emílio, seu vice, é imediatamente escolhido pelo partido como substituto de cabeça de chapa. Porque movimenta multidões, porque parece ser o fantoche ideal para aqueles que realmente mandam. Mas Badajoz foi morto por engano, pois o alvo do assassino era justamente o pastor.

Então, enquanto desenrola os motivos que levaram o pastor Emílio a entrar na mira de um assassino, Vosso Reino explora o dilema central do protagonista: tornar-se presidente para expandir sua zona de influência ou recusar a exposição que colocaria em risco os negócios escusos de sua igreja?

JESUS LATINO

Parte da receita de sucesso de Vosso Reino tem a ver com a disposição do roteiro em mexer no vespeiro dos cínicos discursos meritocráticos da Teologia da Prosperidade, das lavagens de dinheiro, da vulnerabilidade da infância, do racismo, do elitismo, da misoginia, das falas favoráveis ao armamento do “cidadão de bem”, do ódio disfarçado de ordem, das debilidades do judiciário, das hipocrisias do conservadorismo moral… A outra parte é feita da grandeza do elenco, de personagens nada óbvios (nem mesmo o pastor e sua esposa Elena, interpretada por Mercedes Morán), de elos familiares disfuncionais e de teias de relações que juntas fazem o suspense acontecer.

“Vosso Reino”/ Divulgação

Mas para além de competente como thriller político, a série arrisca um recorte sobrenatural que, apesar de a princípio parecer deslocado, pretende jogar com as crises simbólicas de nossos tempos trabalhando a figura do Messias e criando uma camada a mais em sua forma de comentar a realidade.

Assim, de um lado há o homem completamente mundano que se vende como escolhido de Deus, que ganha simpatia popular com sua oratória inflamada e suas promessas falaciosas, que faz da fé um negócio familiar lucrativo e que não hesita em mancomunar com os agentes da barbárie social – aliás, há uma nuance de delírio egocêntrico no desenvolvimento do pastor que muito acrescenta à trama. Do outro, um verdadeiro Messias, que opera milagres sendo jovem, pobre, de pele escura, latino-americano e alvo direto da “religião showbusiness” e seus sócios. No meio de tudo isso, outras tantas vítimas da barbárie social hipnotizadas pelo espetáculo da fé e indiferentes aos bastidores do poder – por opção ou não.

Cinzenta em temática e estética, Vosso Reino figura entre os lançamentos latinos mais relevantes do streaming em 2021, especialmente por, baseada em observação do entorno, bancar sua própria forma de recontar a realidade, articulando respostas para a pergunta que muitos já se fizeram: como os verdadeiros Messias são recepcionados hoje, nestas terras de veias que nunca param de sangrar, pelos tais homens de fé?

Trailer:

(Vosso Reino/ Fonte: Netflix Latinoamérica – Youtube)

Ficha técnica

Criação: Claudia Piñeiro, Marcelo Piñeyro

País: Argentina

Ano: 2021

Elenco: Diego Peretti, Chino Darín, Mercedes Morán, Nancy Dupláa, Joaquín Furriel, Peter Lanzani, Vera Spinetta, Néstor Guzzini

Gênero: Thriller político

Distribuição: Netflix

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário