8 coisas para você fazer no Dia Internacional da Mulher

Chega mais um 8 de março e, com ele, a certeza de que a luta pela equidade de gêneros é necessária ao bem-estar geral. Mais um dia 8 de março, e mais uma data em que as mulheres são parabenizadas, presenteadas, acolhidas e, diga-se de passagem, toleradas por grande parte da sociedade. Enquanto isso, muitas outras continuam sofrendo suas violências diárias. Afinal, para várias mulheres, não há data especial que lhes prive de sofrer com a desigualdade.

O Dia Internacional da Mulher representa não somente a união do sexo feminino, mas, principalmente, a urgência do fim do machismo e da misoginia. Pensando na importância desta data, nós, do Francamente, querida!, selecionamos oito atividades – culturais e sociais – para você, mulher, realizar neste dia – ou, até mesmo, para você, homem; com o intuito de aproximá-lo de questões realmente relevantes relacionadas ao dia.

Hoje, que tal usar seu dinheiro em atividades culturais, ao invés de gastá-lo com presentes, como flores, chocolates ou coisas totalmente desconexas com a data em questão? Vá ao cinema, às manifestações, às exposições e às palestras! Confira abaixo nossas oito sugestões especiais para você:

 

1. Mostra Viola Davis no MIS

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) tem apresentado, desde a última terça (06), uma exibição especial de filmes da norte-americana e ganhadora do Oscar de Atriz Coadjuvante do ano passado (por Um Limite entre Nós): a espetacular Viola Davis. A mostra vai até esta quinta (08), e exibirá os longas Os Suspeitos (2013), de Denis Villeneuve, e Histórias Cruzadas (2011), de Tate Taylor.

Os Suspeitos será exibido às 17h30 e tem classificação indicativa de 16 anos. Já Histórias Cruzadas, às 20h, e tem classificação de 12 anos. A entrada é gratuita. O Museu da Imagem e do Som é localizado na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa, em São Paulo (SP).

Octavia Spencer e Viola Davis em ‘Histórias Cruzadas’. (imagem: divulgação)

 

2. Mostra Helena Solberg no CCBB

Helena Solberg ganhou uma mostra especial de 17 filmes, seguidos de debates, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Desde a última quarta (07), o CCBB tem exibido uma retrospectiva das obras da única diretora do Cinema Novo. Helena teve importante papel na produção de documentários, a respeito das situações políticas de países da América Latina.

Amanhã, haverá sessão dupla às 17h, com Simplesmente Jenny (1977) e A Dupla Jornada (1975). Já às 19h, será exibido Meu Corpo, Minha Vida (2017). A mostra irá até o dia 19 de março, na Rua Álvares Penteado, 122, no Centro. A entrada é gratuita.

Helena Solberg (imagem: Acervo Helena Solberg)

 

3. Desconto de até 70% em livros feministas ou de autoras mulheres

A editora Boitempo preparou uma semana especial para o Dia Internacional da Mulher. Até domingo (11), a editora fornecerá de 20% à 70% de desconto para livros de economia, literatura, feminismo, filosofia, sociologia, biografia, cinema, quadrinhos, infantis, dentre outros. São mais de cem títulos de mulheres ou com conteúdo feminista. Confira a lista de livros com desconto aqui.

Livro ‘A Liberdade é uma Luta Constante’, de Angela Davis. (imagem: divulgação Boitempo)

 

4. Estreia de Encantados, de Tizuka Yamasaki

Nesta quinta (08), estreia Encantados, filme nacional dirigido pela cineasta Tizuka Yamasaki, que conta a história de amor entre Zeneida (Carolina Oliveira) e Caruana (Thiago Martins). A jovem protagonista é filha de um político do Pará e, dentre os dez irmãos, é a mais perseverante e teimosa. Quando conhece Caruana, uma figura encantada da floresta, rapidamente se apaixona. O casal passa a viver uma aventura, enquanto Zeneida entra em conflito com sua família.

Encantados é distribuído pela H2O Films e foi inicialmente produzido em 2014. Confira aqui em quais cinemas o filme será exibido.

Carolina Oliveira (Zeneida) / Divulgação

 

5. Manifestação de movimentos feministas

Às 16h, na Praça Oswaldo Cruz, no Paraíso, será realizada a concentração de movimentos de mulheres, juntamente à CUT e sindicatos, para a manifestação em defesa da democracia, contra os retrocessos que o sexo feminino sofreu com o governo Temer e contra a reforma da Previdência. Às 18h, elas devem sair em marcha pela Avenida Paulista.

(Fonte: reprodução Instagram CUT Brasil)

 

6. Conferência “Mulher, Academia e Política”

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) realizará, às 10h desta quinta, a conferência “Mulher, Academia e Política”. As professoras Eva Alterman Blay (USP) e Lena Lavinas (UFRJ) promoverão uma reflexão sobre o papel das mulheres na Academia e na Política. Afinal, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE na última quarta (07), as mulheres têm nível educacional mais alto e ganham 76,5% do rendimento dos homens, mesmo trabalhando cerca de três horas a mais do que o sexo masculino por semana. Um debate mais que necessário.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens / reprodução Jornal da USP

 

7. Show As Bahias e a Cozinha Mineira part. Luedji Luna

Será realizado, nesta quinta (08), um show da banda, com duas mulheres trans, As Bahias e a Cozinha Mineira, com participação da cantora Luedji Luna, na Casa Natura Musical. A Abertura da casa será a partir das 20h e o show será às 21h30. Os ingressos custam a partir de 20 reais e a bilheteria ficará aberta até as 22h30 – somente no dia do show. A Casa Natura Musical fica localizada na Rua Artur de Azevedo, 2134, em Pinheiros. Para comprar a entrada antecipada, clique aqui.

As Bahias e a Cozinha Mineira / Divulgação

 

8. Show da Bia Doxum no Mirante 9 de julho

A cantora, militante e ativista cultural Bia Doxum realizará um show de rap, como parte da programação “Mirante 18h30”, em homenagem às mulheres. Bia canta sobre as lutas feministas, raciais e juvenis. Todas as quintas, até o dia 29 deste mês, você poderá assistir a esse show. Para conferir a programação completa do Mirante 9 de julho, clique aqui. O Mirante fica localizado na Rua Carlos Comenale, na Bela Vista. A entrada é gratuita. Não perca!

https://www.instagram.com/p/BeGkka-DF8l/?hl=pt-br&taken-by=biadoxum

Bia Doxum (Fonte: reprodução Instagram)

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta