3 filmes para conhecer o cinema paraguaio

O Paraguai, como tantos outros países latino-americanos, não possui uma indústria cinematográfica consolidada e capaz de lançar filmes com certa periodicidade. É bastante comum, então, notarmos maior participação do país em coproduções estrangeiras. Mesmo assim, em meio a esse cenário de dificuldades de produção e distribuição, alguns filmes paraguaios muito bons foram lançados nos últimos anos e conseguiram chegar ao Brasil.

Por isso, listamos três filmes para te ajudar a conhecer um pouco do cinema dos nossos vizinhos paraguaios, com fácil acesso e sem precisar sair de casa. Acompanhe:

AS HERDEIRAS (Marcelo Martinessi)

Dirigido por Marcelo Martinessi, As Herdeiras acompanha Chela e Chiquita, duas senhoras de meia idade.  Chela vive confortavelmente há 30 anos, graças a uma herança de família. Quando percebe que as economias estão acabando e que não pode contar com Chiquita, sua companheira presa por fraude, Chela começa a vender os próprios bens e decide trabalhar como taxista, sendo obrigada a se acostumar com uma nova realidade.

Foi com As Herdeiras, neste ano, que o Paraguai conquistou suas duas primeiras estatuetas dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano (Melhor Estreia de Ficção e Melhor Interpretação Feminina).

*Disponível no Google Play

Trailer:

(Fonte: Imovision/ YouTube)

7 CAIXAS (Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori)

7 Caixas, dos diretores Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori, entrou para a história do cinema paraguaio ao atingir a marca de mais de 250 mil espectadores, tornando-se a maior bilheteria do país.

O filme mistura gêneros muito usados no cinema comercial norte-americano, como o policial, o suspense e o road movie, e os subverte inserindo muito da cultura popular paraguaia na narrativa – os personagens, por exemplo, falam em espanhol e guarani.

Na trama, Victor é um adolescente que trabalha como carregador em um mercado a céu aberto. Seu sonho é comprar um celular. Como ainda não tem o dinheiro, aceita carregar uma mercadoria misteriosa por alguns dólares. O que ele não sabia é que muita gente estava de olho nas tais sete caixas.  A partir daí, inicia-se uma perseguição com carrinhos de mão e muitas desventuras.

*Disponível no Looke

Trailer:

(Fonte: Fênix Filmes / YouTube)

EM BUSCA DO TESOURO DESAPARECIDO (Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori)

Dos mesmos diretores de 7 Caixas, Em Busca do Tesouro Desaparecido volta a misturar as línguas guarani e espanhol. Dessa vez, Maneglia e Schembori contam a história de cinco jovens que encontram um mapa do tesouro no meio das coisas do avô de um deles. Decididos a procurar pela fortuna que parece ter sido escondida durante a Guerra do Paraguai, os personagens começam sua aventura.

O filme foi o escolhido para representar o Paraguai no Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro.

*Disponível no Looke

Trailer (com legendas em espanhol):

(Fonte: Maneglia – Schembori Realizadores/ YouTube)


COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta