Mesmo com Tanta Agonia

Maria (Maria Leite) é assistente na cozinha de um restaurante. No dia em que sai do trabalho cheia de pressa para pegar o trem e chegar logo na festa de aniversário da filha, ela acaba presa por alguns minutos dentro vagão, por causa de uma pessoa caída acidentalmente nos trilhos.

É assim que começa o curta-metragem Mesmo com Tanta Agonia, dirigido por Alice Andrade Drummond. Nele, uma  tragédia abala momentaneamente a inércia da normalidade da vida cotidiana, mas perde força em pouco tempo e é esquecida. Nada muito diferente do que realmente costuma acontecer com as milhões de pessoas que vivem em grandes cidades, dependem do transporte público sob trilhos e são afetadas por esse tipo de acidente com alguma frequência.

‘Mesmo com tanta agonia’ / Divulgação

Logo após o descolamento conturbado, a protagonista aproveita a festa da filha, se diverte com as crianças e posta vídeos entusiasmados nas redes sociais. Nesse momento, o filme experimenta linguagens de internet e torna-se magnético, quase hipnotizante – como de fato são as redes, com sua cultura de criação frenética de conteúdo sobre a própria vida e consumo de imagens e recortes da vida alheia.

Só ao final do dia, depois de cumprir a dupla jornada da boa profissional e da boa mãe, Maria consegue, finalmente, um momento para digerir e sentir o que aconteceu no trem. É então, numa cena silenciosa, arrebatadora e engrandecida pelo talento de Maria Leite, que o filme potencializa sua crítica ao modo automático da vida e aos processos que condicionam a todos nós a uma espécie de  normalidade apática.

Mesmo com Tanta Agonia já passou pela 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, pela 8ª Mostra Ecofalante de Cinema e, agora indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019, está disponível gratuitamente no site Porta Curtas.

Leia também: O Duplo, curta nacional de terror dirigido por Juliana Rojas

Ficha técnica

Direção: Alice Andrade Drummond

Elenco: Maria Leite, Preta Ferreira, Julya Inhota & Rillary Rihanna Guedes

Duração: 20 min

País: Brasil

Ano: 2018

Gênero: Drama

Disponível em: Porta Curtas

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta