O Emprego, curta-metragem argentino de 2008, trata da coisificação do humano

Verdade seja dita: há filmes que duram duas horas e dizem muito pouco. Outros, entretanto, precisam de apenas 5 minutos para alcançarem o patamar de obra indispensável. Este segundo com certeza é o caso do curta-metragem  argentino de animação O Emprego (El Empleo), de 2008.

Neste pequeno grande filme, escrito por Patricio Plaza e dirigido por Santiago ‘bou’ Grasso, acompanhamos o protagonista, um homem comum – que beira o medíocre como tudo ao seu redor – durante seus afazeres rotineiros. Ele acorda, faz sua higiene pessoal, toma café e se desloca até o trabalho. Até aí, mais comum impossível.

‘O Emprego’ / Divulgação

O impacto chega quando percebemos que é justamente nas ações mais banais que mora a complexidade das relações políticas, sociais e econômicas do ser humano. Com sutileza – que acaba nem sendo tão sutil assim -, o curta insere em sua ambientação corpos humanos substituindo coisas (mesas, cadeiras, carros), imagens que podemos considerar como a coisificação humana levada ao extremo para tocar, objetivamente, em assuntos como alienação e exploração do trabalho.

‘O Emprego’ / Divulgação

Além do pouco tempo de duração, O Emprego também não contém nenhum diálogo. Mesmo assim, não deixa de ser um filme chocante.  Ele choca pela crueza e crueldade do retrato de um cotidiano arrastado, automático e miserável.

Nas entrelinhas das cores pastéis apáticas da animação e da falta de expressividade do protagonista e dos coadjuvantes, muita coisa é dita. Fica claro, por exemplo, que o outro não faz parte da nossa perspectiva cotidiana. Por ironia – muito bem aplicada, por sinal -, a cena final não nos deixa esquecer de que também somos o outro de alguém e formamos parte da mesma engrenagem que agride o coletivo.

 

Leia também: 3 animações brasileiras que você não pode deixar de ver

 

Ficha técnica

Direção: Santiago ‘bou’ Grasso

Roteiro: Patricio Plaza

Duração: 6 min

País: Argentina

Ano: 2008

Gênero: Drama, Animação

Onde encontrar:  El Empleo faz parte do programa Caleidoscópio de Olhares do Anima Mundi Brasil (Temp. 2 – Ep 10), no Canal Brasil, e pode ser encontrado neste link.

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta