‘Afronta!’, a série documental brasileira que expõe os conflitos raciais do país

Em novembro de 2017, mais precisamente no Dia Nacional Da Consciência Negra (20/11), aconteceu o lançamento de Afronta!. Dirigida pela cineasta Juliana Vicente e produzida pela Preta Portê Filmes (produtora fundada por Vicente), em coprodução com o Canal Futura, a série documental se propõe a apresentar entrevistas com artistas e pensadores negros contemporâneos.

A partir de relatos pessoais, os entrevistados compartilham suas opiniões e experiências, traçando um panorama sobre representatividade, pertencimento, ancestralidade. Além disso, os convidados delineiam como os negros brasileiros se inserem no atual contexto social do país e como, através de redes de mobilização, eles alcançam alguma autonomia para alterar suas realidades.

Trailer de Afronta!:

O nome da produção não poderia ser mais apropriado, já que Afronta! expõe os conflitos de vidas negras no Brasil sob diversas perspectivas. Temas como os abordados, tratados na totalidade de suas complexidades e subjetividades,  e que não encontrariam esse tipo de espaço para discussão em outras mídias, encontram-se agora disponíveis gratuitamente ao alcance de um clique ou na grade de programação do Canal Futura.

A diretora Juliana Vicente, por si só, já representa um grande nome do cinema nacional. Negra, jovem e engajada numa produção cinematográfica que preza sempre pela diversidade e pelo comprometimento, ela já possui trabalhos impecáveis em seu currículo. Entre eles, o curta Cores e Botas, que percorreu mais de 50 festivais pelo mundo.

Gravada no Brasil e EUA, Afronta! possui 26 episódios disponíveis no Youtube (cada um com aproximadamente 15 minutos de duração). Dentre os convidados estão as cantoras Karol Conka, Raquel Virginia e Tássia Reis, a cineasta Yasmin Thayná e a bailarina Ingrid Silva. Juntos, os episódios partem de microcosmos individuais para formarem uma colcha de retalhos da realidade coletiva de milhares de pessoas.

Mesmo optando por conduzir as entrevistas de acordo com um formato mais tradicional de documentário, Juliana Vicente conseguiu  realizar uma série de qualidade impecável, ao mesmo tempo que contemporânea – com montagem e cinematografia muito dinâmicos – e extremamente necessária.

Episódio 21 de Afronta!. Nele, a cineasta Yasmin Thayná fala sobre a produção negra no cinema brasileiro:

Afronta! (Fonte: TV Preta/ Youtube)

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta