Alguém Especial: Gina Rodriguez protagoniza nova comédia romântica original Netflix

À primeira vista, a comédia romântica Alguém Especial, recém lançada no catálogo da Netflix,  não tem muito de genuinamente especial a oferecer. Trata-se da velha história da mulher que não consegue lidar com um fim de relacionamento. Entretanto, é nas entrelinhas da jornada da heroína frustrada, acompanhada por suas fiéis e  inseparáveis amigas, e na composição das personagens que a diretora e roteirista Jennifer Kaytin Robinson consegue buscar elementos para enriquecer a trama, sem abandonar a forma do gênero.

Gina Rodriguez, estrela da série Jane the Virgin e também produtora deste filme, interpreta Jenny, uma jornalista musical que está prestes a completar 30 anos quando recebe uma proposta profissional que a obriga a mudar-se de Nova York para a Califórnia e, consequentemente, coloca fim ao seu relacionamento de nove anos.

‘Alguém Especial’ / Divulgação

Desnorteada com as mudanças repentinas nos rumos de sua vida, Jenny conta com as amigas Blair (Brittany Snow) e Erin (DeWanda Wise) para acompanhá-la no processo de afogar as mágoas. Entre bebedeiras e festas, as três mulheres – uma latina, uma branca e outra negra; todas de classe média -, começam a aceitar a ideia de que a vida é feita de fases, e que transformações são inevitáveis.

Aliás, o empecilho da história de amor de Jenny ser pura e simplesmente a vida é uma das grandes qualidades do longa. O ex da personagem não foi “o cara babaca” que fez alguma coisa errada. A vida apenas aconteceu, e um relacionamento muito importante passou a não fazer sentido.

Imagem: divulgação

A relação de interseccionalidade de cor e orientação sexual entre as tres amigas e o amadurecimento de Jenny são o verdadeiro foco da trama. Pode ser estranho ler isso, mas a comédia romântica trata mais dos processos particulares e coletivos das amigas do que de relacionamentos amorosos. As personagens formam um trio de mulheres diferentes entre si, que mantêm uma longa parceria de vida e que também são afetadas, de alguma maneira, pelo distanciamento de uma delas.

Mais do que um filme sobre superação de términos de romances, Alguém Especial fala de amor próprio, cumplicidade, afeto e buscas. Conduzido por mulheres na frente e atrás das câmeras, o longa não abandona o clichê e a previsibilidade para tratar de discursos que, hoje, são pautas importantes, mas é realizado com cuidado e consciência. Ao final, a produção funciona como um bom e divertido passatempo para os fãs de comédias românticas “diferentes” e até presenteia o público com uma participação especial de RuPaul.

Trailer:

(Fonte: Netflix Brasil/ YouTube)

Leia também: “Como Superar um Fora: a comédia romântica peruana e feminista da Netflix”

Ficha técnica

Direção: Jennifer Kaytin Robinson

Duração: 1h32

País: EUA

Ano: 2019

Elenco: Gina Rodriguez, Lakeith Stanfield, DeWanda Wise, Brittany Snow

Gênero: Comédia, Romance

Distribuição: Netflix


COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta