Durante a Tormenta: novo filme de Oriol Paulo, diretor de Um Contratempo, acaba de chegar à Netflix

Quando Um Contratempo chegou ao catálogo da Netflix, há pouco mais de 2 anos, o diretor espanhol Oriol Paulo conquistou uma boa quantidade de fãs no Brasil. Seu trabalho agradou bastante o público que gosta de thrillers psicológicos e suspense, e a narrativa recheada de reviravoltas e quebra-cabeças garantiu a divulgação do filme através do marketing boca a boca.

Agora lançando o longa Durante a Tormenta, onde além de diretor também foi co-roteirista ao lado de Lara Sendim, o espanhol retorna à Netflix sob muitas expectativas em relação à sua capacidade de superar a obra anterior. Será que Paulo conseguiu desenvolver uma trama tão labiríntica quanto a de 2016? Será que o diretor novamente optou por jogar com uma porção de peças que fazem a cabeça do espectador trabalhar em ritmo alucinante durante a exibição? A resposta é positiva: Oriol Paulo segue sendo um manipulador e tanto.

‘Durante a Tormenta’/ Divulgação

O longa estreou na última sexta-feira (22) e, dessa vez, temos uma protagonista mulher. Vera (Adriana Ugarte) é enfermeira, mãe e feliz em seu casamento com David (Álvaro Morte). Um dia, uma longa e intensa tempestade causa interferência entre dois tempos paralelos, 1989 e o presente, e Vera acaba salvando da morte um garoto que vivia em sua casa 25 anos atrás. Mas mudar o passado é sempre perigoso e, ao salvar o garoto, a  protagonista altera a própria vida. Em sua nova realidade, a filha nunca nasceu.

Nessa linha temporal  paralela, Vera é uma neurocirurgiã respeitada, aparentemente solteira e sem ligação com nenhuma das pessoas que antes faziam parte de seu cotidiano. Desnorteada, ela conta somente com a ajuda e compreensão do Inspector Leyra (Chino Darín) para entender o que aconteceu durante a tempestade, solucionar um crime e tentar recuperar a família que perdeu pela distorção do tempo.

Nesta nova produção, Paulo volta a empregar o uso sucessivo de subreviravoltas para construir uma narrativa maior, intrincada e cheia de camadas, que conduz o espectador por uma direção aparentemente certa para depois mudar subitamente o destino da trama.

Imagem: divulgação

Assim como Um Contratempo, Durante a Tormenta é um filme com forte apelo comercial, a julgar, principalmente, pelo elenco estelar formado por Adriana Ugarte, Chino Darín e Álvaro Morte. Mas nem por isso trata-se de um filme pouco autoral, genérico. Oriol Paulo sabe bem como imprimir suas marcas num cinema espanhol contemporâneo de qualidade.

Tanto a paleta de cores fria e dura quanto a atmosfera envolvente de suspense, os jogos cerebrais, as surpresas e o quase, mas perfeitamente convincente, absurdo são elementos constantes nos trabalhos do diretor. Aqui, entretanto, ele vai além das revelações sobre mentiras e verdades e acrescenta artifícios de ficção científica ao enredo. Tudo isso possivelmente torna Durante a Tormenta o filme mais desafiador de Paulo. Sorte de quem gosta de entretenimento que faz quebrar a cabeça.

Leia também: “O Vazio do Domingo: uma representação brutalmente poética da maternidade”

Ficha técnica

Direção: Oriol Paulo

Duração: 2h08

País: Espanha

Ano: 2019

Elenco: Adriana Ugarte, Chino Darín, Javier Gutiérrez, Álvaro Morte

Gênero: Drama, Suspense

Distribuição: Netflix


COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta