Crítica: Escola de Solteiras

Tendo estreado em junho deste ano nos cinemas mexicanos, a comédia romântica Escola de Solteiras (Solteras, no título original) acaba de chegar ao Brasil com distribuição da Netflix

Dirigido por Luis Javier Henaine, que também assina o roteiro ao lado de Alejandra Olvera, o filme se insere na recente leva de comédias românticas que pretendem, sem abandonar os moldes do formato, reverter os estigmas que recaem sobre a “solteirice feminina”.

Imagem: divulgação

Na trama, Ana (Cassandra Ciangherotti), uma mulher de 30 anos, é abandonada pelo namorado depois de muito tempo de relacionamento. Desesperada pelas pressões sociais e crente de que todos ao seu redor estão felizes e se casando, ela decide se inscrever nas aulas da coach Lucila (Gabriela de la Garza), uma especialista em fazer mulheres “solteironas” arrumarem maridos depressa.

As aulas, bem como as desventuras da protagonista, são as mais previsíveis possível. Lucila ensina como as alunas devem performar a feminilidade que agrada os homens, as incentiva a mudar o visual e alerta para que não sejam muito exigentes. Enquanto isso,  Ana passa por uma porção de encontros desastrosos, ignorando os conselhos da irmã sobre deixar de se preocupar tanto com relacionamentos e aproveitar o término para dar atenção a outros setores de sua vida.  

Fica para o terceiro ato, então, o despertar da protagonista para a realidade que a rodeia: nem todos estão casados e felizes; e estar solteira não é sinônimo de fracasso.  

No geral, não há nada de cinematograficamente inovador ou memorável em Escola de Solteiras – com exceção da atuação carismática de Ciangherotti -, mas o filme é competente em entreter, fazer rir e dialogar com seu público alvo (mulheres jovens), desmistificando, ainda que superficialmente, o “estar solteira”. Certamente trata-se de uma comédia romântica fruto de seu tempo.

Leia também: “Como Superar um Fora: a comédia romântica peruana e feminista da Netflix”

Ficha Técnica: 

Direção: Luis Javier Henaine

Duração: 1h35

País: México

Ano: 2019

Elenco: Cassandra Ciangherotti, Irán Castillo, Gabriela de la Garza

Gênero: Comédia romântica

Distribuição: Netflix

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta