Guaxuma: premiada animação brasileira está disponível na internet

A diretora Nara Normande teve uma infância livre e feliz na Praia de Guaxuma, em Maceió, Alagoas; onde viveu bons momentos ao lado da melhor amiga Tayra. Em 2018, essas memórias sobre crescer no litoral do nordeste brasileiro foram compartilhadas no curta-metragem de animação Guaxuma, uma coprodução Brasil-França. 

Narrado em primeira pessoa, e com a duração de um conto, este trabalho nostálgico de Normande utiliza técnicas de desenhos 2D em areia, esculturas e stop-motion de bonecos. É assim que a diretora consegue transportar para o visual da animação as texturas de suas lembranças sobre o espaço geográfico, os afetos, as inseguranças e as sensações de uma época da vida pela qual parece ter muito carinho.

O filme recebeu o Prêmio Canal Brasil de Curtas no Anima Mundi 2018; o Kikito de Melhor Curta Nacional do Festival de Gramado de 2018; e venceu na categoria de Melhor Curta de Animação Ibero-americano nos Prêmios Quirino 2019. 

Celebrado, minucioso, doce, poético e bastante lúdico, portanto, Guaxuma se comporta como um afago na alma do espectador.

Você pode assistir ao filme clicando aqui

Leia também: Peripatético e o ser jovem na periferia

Trailer:

(Fonte: TIFF Trailers/ YouTube)

Ficha Técnica: 

Direção:  Nara Normande 

Duração: 15 min

País: Brasil, França

Ano: 2018

Gênero: Animação

Distribuição: —

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta