Realidade Virtual na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Repetindo o feito do ano passado, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo traz, em sua 42ª edição, uma mostra paralela de filmes em realidade virtual. Ao todo são 21 filmes em curta-metragem (entre animações, ficções e documentários) exibidos no auditório do CineSesc e que, juntos, traçam um panorama do que há de mais recente no audiovisual sendo produzido nesse formato.

‘Ultraman Zero VR’ / Divulgação

Entre os curtas-metragens destacam-se: o francês A Ilha dos Mortos, vencedor do Leão no Festival de Veneza 2018 pelo uso da técnica, uma viagem pela vida guiada por Caronte, personagem da mitologia grega e barqueiro do mundo inferior; o brasileiro Ocupação Mauá, de Tadeu Jungle, que retrata a organização interna de uma ocupação paulista; o chinês Micro Gigantes, uma imersão pelo mundo secreto das florestas; e o japonês Ultraman Zero VR, filme que transporta o espectador para o meio de uma batalha entre o monstro gigante e o também gigante herói Ultraman Zero.

Outro destaque da programação de realidade virtual deste ano é a instalação The Chalkroom, produzida pela artista multimídia Laurie Anderson, que assina a arte do pôster e da vinheta da Mostra 2018. A obra, interativa, já recebeu o prêmio de Melhor Experiência em Realidade Virtual no Festival de Cinema de Veneza em 2017.

‘The Chalkroom’ / Divulgação

Nela, o público é conduzido por uma espécie de viagem entre palavras, como um fluxo de experiências ou pensamentos. De acordo com Anderson, trata-se de “um espaço feito de palavras e imagens de palavras. É como caminhar para dentro de uma história e se tornar parte dela. Uma maneira de você poder andar dentro de livros e filmes e deixar eles serem parte de sua própria história”.

Além de inaugurar a participação de instalações em realidade virtual na Mostra, The Chalkroom ainda inaugura o Anexo do CineSesc, espaço que abrigará a obra até o dia 16 de dezembro.

 

Leia também: A tecnologia da realidade virtual no cinema

 

Realidade Virtual

Quando: de 18 a 31/10

Horários: 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30 e 20h30

Onde: CineSesc – Auditório (rua Augusta, 2075)

Quanto: entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do local —1h30 de antecedência para quem possui credencial plena do Sesc e 1h antes para os demais

*a entrada será feita em grupos com até 7 pessoas

 

The Chalkroom

Onde: Anexo CineSesc

Quando: de 18/10 a 16/12, das 14h30 às 21h30

Sessão a cada hora. Mediante retirada de ingresso na bilheteria do CineSesc (1h30 de antecedência para Credencial Plena Sesc e 1 hora de antecedência para os demais)

Quanto: entrada grátis

 

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta