Um Homem Fiel: bem-me-quer, malmequer

Abel (Louis Garrel) amava Marianne (Laetitia Casta) e era amigo de Paul, mas Marianne escolheu ficar Paul. E Eve, irmã de Paul (Lily-Rose Depp), é obcecada desde a infância por Abel. Essa clássica ciranda dos apaixonados dos filmes de amor romântico é tema principal de Um Homem Fiel, segundo trabalho de Louis Garrel como diretor.

Sob fortes e claras influências do cinema de seu pai, Philippe Garrel, o diretor e ator traz triângulos amorosos, ciúmes, traições e amores não correspondidos ao centro de seu novo filme. Mas o faz com personalidade própria: aqui, Garrel busca humor no que há de mais ridículo nas paixões impulsivas.

‘Um Homem Fiel’ / Divulgação

Em Um Homem Fiel, os personagens conversam sobre seus sentimentos como se estivessem combinando de ir buscar um croissant para o café da tarde. Cenas complexas são desenvolvidas a partir de diálogos ágeis e uma narração quase cínica; elementos que de tão absurdos revelam a face  patética dos apaixonados.

No meio de toda a confusão romântica dos adultos está Joseph (Joseph Engel), filho de Marianne e Paul. O garoto é o único que parece racionalizar sobre os jogos imaturos de sedução e ego dos que o rodeiam. Dessa forma, o personagem contribui com a trama maquinando seus próprios jogos.

Joseph deseja testar a confiança e os limites desses adultos. Para isso, ele levanta suspeitas sobre um possível assassinato e, consequentemente, um possível assassino; assim, cabe ao jovem personagem agregar  alguma coisa de suspense e investigação policial ao enredo e elevar o tom da imprevisibilidade das atitudes humanas. 

Como costuma acontecer nos filmes da família Garrel, o comportamento de pessoas passionais, inseguras, imprudentes e desnorteadas é investigado a partir de relacionamentos amorosos. Dessa vez, Louis Garrel realiza um filme rocambolesco ao melhor estilo francês: charmoso, mas irônico e até um pouco autodepreciativo. Em outras palavras, Um Homem Fiel é embaraçosamente divertido.

Trailer:
(Fonte: Supo Mungam Films / YouTube)

Ficha técnica

Direção: Louis Garrel

Duração: 1h15

País: França

Ano: 2019

Elenco: Laetitia Casta, Louis Garrel, Lily-Rose Depp, Joseph Engel

Gênero: Romance, Comédia

Distribuição: Supo Mungam Films

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta