8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental exibe 133 filmes de 32 países em São Paulo

Começou no último dia 30, em São Paulo, a 8ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Considerada como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado à temática ambiental, a mostra exibe, até o dia 12 de junho e gratuitamente, 133 filmes de 32 países diferentes.

São curtas e longas-metragens dos mais diversos lugares do mundo dedicados a discutir temáticas contemporâneas sobre cidadania, direitos humanos e meio ambiente. Nesta edição, os filmes estão distribuídos entre os programas “A crise das utopias e o cinema militante pós-68”; “Mostra Brasil Manifesto”; “Panorama Internacional Contemporâneo”; “Competição Latino-Americana”; “Concurso Curta Ecofalante”; “Sessão Infantil”; “Homenagem ao cineasta brasileiro Silvio Tendler”; “Filmes de Realidade Virtual”; “Atividades Paralelas”; e “Mostra Online”.

Vinheta da 8ª Mostra Ecofalante:

(Fonte: @mostraecofalante / Instagram)

A Sessão Infantil oferece cinco curtas-metragens de países variados. Já a Competição Latino-Americana traz um total de 24 produções. Dentre elas: GIG – A Uberização do Trabalho, que faz sua estreia nacional na mostra, e Wiñaypacha, pré-indicado do Peru ao Oscar 2019 de Melhor Filme Estrangeiro.São obras que representam a Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

Cineastas como Glauber Rocha, Agnès Varda, Chris Marker e Guy Debord compõem o programa “A crise das utopias e o cinema militante pós-68”. E dois filmes formam o programa de Realidade Virtual: o curta brasileiro Mudanças Climáticas: O Preço do Banquete e o chinês Micro-Gigantes.

A 8ª Mostra Ecofalante ainda conta com debates sobre sociobiodiversidade, trabalho, saúde, recursos naturais, povos e lugares. Todos acontecem no Reserva Cultural, às 20h10.

Dentre as atividades paralelas há o lançamento do festival online, uma parceria com a Spcine Play. Serão 14 filmes disponíveis na plataforma de streaming da Spcine durante os dias de Mostra para o público poder assistir de casa.

*Confira a programação completa e consulte as salas do circuito de exibição no site oficial do evento.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta