3 documentários dirigidos por mulheres para assistir no Festival É Tudo Verdade 2019

A 24ª edição do É Tudo Verdade, principal festival internacional de documentários do país, acontece entre 4 e 14 de abril em São Paulo, e entre os dias 8 e 14 do mesmo mês no Rio de Janeiro.

Com programação completamente gratuita, o festival exibirá, no total, 66 filmes – dos quais 17 são dirigidos por mulheres. Os cineastas Nelson Pereira dos Santos e Claude Lanzmann são os homenageados da programação, que nesta nesta edição distribui os filmes entre mostra Homenagens, mostra O Estado das Coisas, competição brasileira, competição latino-americana, competição internacional e Programas Especiais.

Destacamos três documentários dirigidos e protagonizados por mulheres para te ajudar a escolher o que assistir no festival É Tudo Verdade 2019. Confira:

DEFENSORA (ISRAEL, CANADÁ E SUÍÇA, 2019)

‘Defensora’ / Divulgação

Sinopse: A advogada israelense Lea Tsemel defende palestinos há cinco décadas: sejam eles manifestantes não-violentos, militantes armados, fundamentalistas ou feministas. Duramente criticada por quem acha que ela protege “terroristas”, Tsemel já foi chamada de “advogada do diabo”.

LILY (EUA, 2018)

‘Lily’ / Divulgação

Sinopse: Ainda adolescente, Lily Renée fugiu sozinha da Viena ocupada pelos nazistas. Depois de reencontrar os pais nos Estados Unidos, passou a desenhar e se tornou uma das primeiras mulheres na indústria dos quadrinhos, ainda nos anos 1940.

HOJE E NÃO AMANHÃ (CHILE, 2018)

‘Hoje e não amanhã’ / Divulgação

Sinopse: O filme reconstrói a história do movimento Mulheres pela Vida, formado em 1983 no Chile, que reuniu integrantes de diferentes profissões, classes sociais e tendências políticas para combater a ditadura do general Augusto Pinochet. Na tentativa de chamar a atenção de sua busca por liberdade e justiça, o grupo organizava ações rápidas, corajosas e criativas pelas ruas de Santiago.

Leia mais: “Pastor Cláudio: em documentário, torturador da ditadura revela seus crimes”

Consulte a lista completa de filmes, horários e locais de exibição do É Tudo Verdade 2019 aqui.


COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta